Associação Nacional dos Membros da Carreira do Seguro Social - ANACSS

13/02/2020 - 14 h - Auditório do Edifício-Sede do INSS

Caros Colegas servidores do INSS,

O INSS vive a pior crise desde a sua criação. O Instituto é alvo de diversas reportagens negativas na grande mídia e consequente má repercussão na opinião pública. O que culminou, inclusive, na recente destituição do ex presidente do INSS, Renato Vieira.

As raízes da crise são complexas - e amargas. O problema do INSS requer adoção de providências robustas e o enfrentamento de um apagão administrativo anunciado.

É notório e indubitável que, mais do que nunca, o Instituto necessita de atenção especial. Por isso, os servidores do órgão, cientes da importância da mobilização da categoria, decidiram ir à luta em defesa da Carreira do Seguro Social e do resgate da imagem institucional do INSS junto à sociedade.

Sabedores de que isso depende de ação dos servidores, os quais necessitam de um canal sólido de interlocução política além do sindicato, um grupo fortemente organizado de servidores preocupados com a situação grave e dramática em que se encontra o órgão decidiu, por iniciativa própria, criar uma Associação Nacional dos Membros da Carreira do Seguro Social.

É fundamental esclarecer que o objetivo dessa iniciativa não é concorrer com as entidades já existentes, mas contribuir de forma efetiva e organizada para ações estratégicas que visem o resgate da imagem do órgão, a reestruturação da Carreira do Seguro Social dos servidores remanescentes, reposição de forma equilibrada do Quadro de Pessoal e a convocação de servidores aposentados para a solução rápida e célere das demandas de aproximadamente 2 milhões de requerimentos de cidadãos que aguardam decisão.

Entendemos que a militarização do INSS não resolve o problema e não é o caminho mais adequado para a solução desse cenário de caos administrativo em que se encontra o Instituto.

Diante desse cenário, buscaremos envidar os esforços necessários para constituir e desencadear uma série de ações, dentre as quais encaminhar propostas à Administração Pública e promover a abertura de diálogo junto aos Parlamentares do Congresso Nacional.

Desta forma, a entidade tem como meta UNIR os servidores do INSS para fazer a mobilização e a conscientização de todos que labutam e que se ressentem das notáveis injustiças contra o Instituto e seus servidores. Busca-se assim criar o canal institucional necessário para o diálogo por meio de representação institucionalizada.

Além disso, convém destacar, que a Reforma Administrativa — a PEC nº 186, a chamada PEC emergencial, que ameaça redução de jornada de trabalho e a consequente redução da remuneração dos servidores — é algo grave e uma ameaça real que necessita de amplo debate e atenção.

Por isso, na próxima quinta-feira (13/02/2020), nos reuniremos, no Auditório do Edifício-Sede do INSS, para fundar a Associação Nacional dos Membros da Carreira do Seguro Social: organização que nasce com uma nobre, consistente e importante missão e o irrefutável desejo de fazer - e acontecer.

Todos os servidores do Instituto estão convidados para conhecer a proposta, esclarecer dúvidas e, principalmente, contribuir para a consolidação dessa nova e séria proposta.

Trata-se da UNIÃO pela valorização do Seguro Social em benefício de toda a sociedade.





Comissão Organizadora

Posts recentes

Ver tudo